MENU

CONTATO:
contato@renatodop.com
Tel.: +55 21 98652 5230

Designer pós-graduado em design estratégico em 2011 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) e graduado em design em 2007 pela UniverCidade, Campus Ipanema.
Na graduação descobri o potencial transformador do Design e a importância de praticá-lo de forma alinhada com objetivos bem delineados, a fim de alcançar os resultados esperados.

Durante o exercício da profissão, percebi que a atuação de forma isolada do designer no final dos processos, orientando apenas critérios estéticos e formais, não o permite entender amplamente os objetivos e resultados esperados de seus projetos. Sem entender toda a motivação que gera a requisição de seu trabalho torna-se difícil a conversão de uma intenção em transformação plenamente eficaz, capaz de atender a fundo a demanda do cliente. Existem dois extremos que necessitam ser conectados. Diante disto, ingressei na pós-graduação em design estratégico.

No referido curso, adquiri conhecimentos para visualizar onde e como surgem os problemas e as necessidades de aprimoramentos; analisar o mercado, comparar concorrentes, detectar diferenciais a serem explorados e, principalmente, compreendi o que leva um consumidor a deixar de ser um mero comprador de produtos e serviços para se tornar um fã, um seguidor de uma marca. Acredito que quando o designer compreende um negócio, sua cadeia produtiva, seus processos e consumidores; potencializa seu poder modificador, gerando um encadeamento de soluções eficazes, inovadoras e alinhadas a um objetivo maior.

 

O QUE É DESIGN ESTRATÉGICO?

O design estratégico cria ou enfatiza diferenciais competitivos e torna negócios mais sustentáveis através da inovação em produtos, serviços e no relacionamento humano. A maioria das empresas utilizam o design apenas no final de seus processos produtivos, em ações isoladas, visando a solução de um problema pontual, em vez de utilizá-lo estrategicamente avaliando a essência da questão a ser solucionada. Não raramente, essas ações pontuais geram resultados nulos ou negativos, uma vez que não estão alinhados a um propósito maior, como a construção de uma marca forte, por exemplo.

O design, para ser eficiente, precisa estar baseado em um planejamento estratégico focado nos valores de marca de uma empresa e nas necessidades REAIS de seu consumidor/usuário final, objetivando conhecer toda a cadeia produtiva e sugerindo intervenções nos processos, quando necessário. Tendo uma visão aprofundada de um negócio, é possível desenvolver um trabalho mais comprometido com a inovação e com resultados, além de oferecer maiores subsídios para metrificação dos mesmos.

A metodologia do design estratégico pode ser usada também para aprimorar processos, como de comunicação e logística, por exemplo, promovendo uma atividade mais sustentável e retroalimentável. Conhecendo os pontos de contato com o público-alvo e de que forma os consumidores se relacionam com as marcas, é possível propor soluções inovadoras e completamente alinhadas aos desejos dos mesmos. Marcas que conhecem seus consumidores contam com a oportunidade de criar experiências memoráveis e, consequentemente, influenciar decisões de compra.